4 de outubro de 2022

Investindo Cosciente

Dicas, novidas e notícias do mundo do investimento!

Guerra entre Ucrânia e Rússia reforça a necessidade de regulação das criptomoedas, diz presidente do Fed

3 min read

Jerome Powell esteve no Comitê de Serviços Financeiros da Câmara nesta quarta-feira (2) para falar sobre economia e política monetária

O presidente do Federal Reserve (Fed, o Banco Central dos Estados Unidos), Jerome Powell, disse que a invasão da Ucrânia pela Rússia enfatiza a importância de uma regulamentação das criptomoedas para impedir que indivíduos sancionados usem esses ativos para evitar punições.

“[O conflito entre Rússia e Ucrânia] enfatizou a necessidade de uma ação do Congresso sobre as finanças digitais, incluindo criptomoedas”, falou Powell. “Temos essa indústria florescente que tem muitas partes, e não há uma estrutura regulatória que precisaria existir”.

A frase foi dita quando o presidente do Fed estava respondendo a uma pergunta sobre a possibilidade de a Rússia usar criptomoedas para contornar as sanções.

Os EUA, a União Europeia (UE) e outras nações impuseram sanções financeiras contra o país em um esforço para forçar sua retirada da Ucrânia. Mais cedo nesta quarta-feira (2), a UE cortou sete dos maiores bancos da Rússia do sistema SWIFT, uma plataforma de troca de informações entre a rede financeira internacional.

Powell também disse que a possibilidade de terroristas ou outros atores maliciosos usarem criptoativos é mais um fator que mostra a necessidade de uma regulamentação adicional.

Powell está testemunhando nesta quarta-feira, no Comitê de Serviços Financeiros da Câmara, sobre o estado da economia e da política monetária. Ele se reportará ao Comitê Bancário do Senado na quinta-feira (3).

O congressista Juan Vargas perguntou a ele sobre os relatórios recentes do Fed a respeito das moedas digitais do banco central (CBDC, na sigla em inglês). Powell se referiu aos papers feitos pela instituição, e disse que o Fed está buscando comentários públicos (o banco central dos EUA, assim como outros órgãos do país, submete suas propostas para avaliação da população).

“Isso será algo em que investiremos uma boa quantidade de tempo e experiência … para acertar”, disse Powell.

Se os benefícios de uma moeda digital do banco central justificam os custos de tal projeto é uma pergunta ainda sem resposta, falou ele.

Powell também indicou que o banco central dos EUA tentaria mitigar a inflação elevando as taxas ainda este ano. Ele disse que o BC do país deveria aumentar sua taxa básica de juros, mas que a situação na Ucrânia pode ter mudado as expectativas.

Ainda assim, ele disse ao Congresso que sua expectativa é que a inflação atinja um pico e “caia” até o final deste ano.

Powell também afirmou que está inclinado a impor e apoiar um aumento de 25 pontos-base na taxa de juros em março.

Os traders vêm apostando em uma possível elevação da taxa desde uma reunião de dois dias do Federal Open Market Committee (Fomc) de março. No entanto, não estava claro até agora até agora por quantos pontos-base.

A ferramenta FedWatch do CME Group mostrou esta manhã que os traders de futuros acreditam que há 90% de chances de ocorrer um aumento de 0,25 ponto percentual, em oposição ao meio ponto percentual que muitos pensavam ser muito provável há apenas uma semana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Copyright © All rights reserved. | Newsphere by AF themes.