25 de setembro de 2022

Investindo Cosciente

Dicas, novidas e notícias do mundo do investimento!

Payoneer: conheça mais!

7 min read

Na hora de fazer transferências internacionais em dinheiro, existem várias opções de plataformas, Uma delas e a Payoneer.

Para escolher a melhor opção, no entanto, é preciso avaliar as taxas, os limites de envio e o prazo para o dinheiro chegar ao destinatário. Desse modo, você faz a escolha mais consciente.

O que é o Payoneer?

O Payoneer é uma plataforma internacional com sede em Nova York, Estados Unidos, fundada em 2005. Ela foi criada como uma startup para facilitar o envio e recebimento de dinheiro para outros países, com foco inicial em remessas direcionadas às empresas que tinham funcionários no exterior.

Hoje em dia também são atendidos autônomos, profissionais liberais e freelancers.  Ainda são oferecidos serviços de pagamento online e transferências bancárias.

Na prática, funciona como uma carteira digital, com a oferta de um cartão pré-pago que pode ser usado em caixas automáticos ou como débito no exterior. O motivo para esse recurso extra é o fato do Payoneer ser uma empresa de serviços financeiros.

Essa particularidade, no entanto, pode deixar a desejar quando o assunto é fazer transferências internacionais. Além disso, apesar do site estar em português, algumas áreas estão apenas em inglês e o suporte também é feito em inglês.

Para quem é o Payoneer?

Como mencionamos anteriormente, o Payoneer é destinado a qualquer pessoa que deseja transferir ou receber dinheiro do exterior, seja física ou jurídica.

Entretanto, justamente por ser uma plataforma com áreas em inglês, o Payoneer acaba tendo o seu uso limitado às pessoas que tenham o domínio dessa língua.

O processo de envio e recebimento de dinheiro online

Existem alguns caminhos para enviar e receber dinheiro do exterior atualmente, como por meio dos bancos tradicionais, Correios (Vale Postal Eletrônico) e fintechs.

Para quem deseja fugir da burocracia, prazos longos e tarifas abusivas, as plataformas online são as melhores alternativas, como é o caso Payoneer.

De forma geral, nessas plataformas online, o passo a passo para receber é muito simples, se resumindo ao cadastro online com dados pessoais, registro de conta bancária, definição do objetivo da transferência ou recebimento e compartilhamento dos dados da operação com o remetente.

para pessoas físicas, o cadastro é muito rápido e simples, bastando apenas acessar a plataforma e preencher alguns dados. Pronto!

Como funciona a Plataforma Payoneer?

No Payoneer, o usuário faz seu cadastro de forma gratuita e tem como opção receber, enviar e efetuar pagamentos para outros países e em diferentes moedas. Dependendo do tipo de operação, taxas e tarifas diferentes podem ser cobradas.

Os principais recursos disponibilizados são o Global Payment Service, Cartão Payoneer pré-pago internacional e saque para contas bancárias locais.

Com a opção Global Payment Service, o cliente tem uma espécie de conta bancária no local em que deseja realizar operações para receber em diferentes moedas de empresas de outros países. A desvantagem nessa funcionalidade são as restrições de transações para a conta.

Principais características e Taxas

Os valores cobrados pela plataforma dependem do que você pretende fazer. No caso dos recebimentos, as taxas costumam ficar entre 1% e 3%, e são gratuitas apenas para alguns países — o Brasil não está incluído.

Já nos pagamentos, as taxas chegam a 3%. A única alternativa para fazer a operação de forma gratuita, é se o destinatário também tem uma conta no Payoneer. Além disso, existem diferenças nas tarifas de acordo com os países.

Além desses encargos, existe uma desvantagem — se você precisar fazer uma operação de câmbio durante a transferência, terá que pagar mais 0,5% do total da transação. Isso significa que a mudança de reais para dólares levará à incidência dessa porcentagem extra.

Outro ponto negativo é o fato de as informações serem pouco transparentes. Para ter uma ideia, não é informado o limite de envio. Com isso, você pode ter alguma surpresa na hora de fazer a operação.

Com o cartão pré-pago, os clientes Payoneer podem realizar saques em caixas eletrônicos 24 horas, no entanto, a tarifa cobrada por saque tem um custo alto em comparação com outros bancos tradicionais.

Outras taxas presentes incluem custos como:

  • Manutenção anual da conta;
  • Saque em caixas eletrônicos ATM;
  • Recusa na hora do saque;
  • Consulta de saldo e extrato;
  • Custo sobre transferência para conta bancária,
  • Taxa de conversão;
  • Substituir cartão.

 

Quais são as vantagens e desvantagens do Payoneer?

Como deu para perceber até aqui, o Payoneer apresenta vantagens e desvantagens. Portanto, o seu uso ou não depende do objetivo e da circunstância de cada pessoa.

Sendo assim, listamos os prós e os contras dessa plataforma para que você possa colocá-los na balança.

Vantagens

  • Transferências caem na conta automaticamente: quando uma pessoa recebe uma transferência, ela não precisa solicitar o resgate ao Payoneer. Isso porque a quantia recebida é transferida para a conta do usuário de forma automática.
  • Cartão Payoneer: esse recurso permite que o usuário realize saques em caixas eletrônicos. Para quem gosta de portar o dinheiro físico, isso pode ser um benefício.

Desvantagens

  • Transferências automáticas: da mesma forma que a transferência automática pode ser uma vantagem, ela também pode ser uma grande desvantagem, sobretudo para recebimentos menores. Isso porque o Payoneer cobra uma taxa por essa transferência, o que não compensa em todas as situações. A taxa mínima é de 1 dólar.
  • Falta de transparência: a plataforma Payoneer não deixa claro aos usuários muitas informações consideradas importantes. O limite de transferência, por exemplo, é uma delas.
  • Suporte em inglês: o Payoneer, indiretamente, limita o seu uso a pessoas que têm domínio do inglês. Isso porque o suporte é nessa língua.

Tarifa de saque: Apesar de o cartão Payoneer ser um benefício para quem deseja sacar o seu dinheiro, as tarifas de saque são relativamente altas.

Dúvidas Frequentes sobre Payoneer

Para escolher a melhor plataforma para transações internacionais, confira abaixo também as principais dúvidas sobre o Payoneer.

Como abrir uma conta no Payoneer?

Para abrir uma conta no Payoneer é preciso acessar o site da plataforma de um computador, smartphone ou tablet ou baixar o aplicativo. Feito isso:

1. Clique no botão “Registrar-se agora”

2. Selecione em qual categoria você se enquadra (Freelancer ou PME, Vendedor Online, Afiliado de marketing, Locador de Imóveis para Temporada ou Indivíduo)

3. Selecione o que você pretende ao abrir uma conta na plataforma (Receber pagamentos de clientes internacionais ou marketplaces, Enviar e receber dinheiro entre amigos e familiares ou Solicitar um cartão pré-pago)

4. Na página que se abrir, clique em “Cadastre-se”.

5. Preencha todos os campos solicitados com os seus dados e clique em “Next”.

6. Confirme suas informações de contato e clique em “Next”.

7. Forneça os dados de segurança com precisão.

8. Forneça os seus dados bancários para receber as transferências.9. Leia atentamente os termos de condições para finalizar o cadastro.

Como ganhar dinheiro com o Payoneer?

O Payoneer não é uma solução para ganhar dinheiro, mas trata-se de uma ferramenta que permite receber pagamentos do exterior.

Indiretamente, se ganha dinheiro com o Payoneer ao começar a expandir a carteira de clientes e investimentos para outros países, recebendo pela prestação de serviço ou rendimentos de empresas internacionais.Na plataforma, existe também uma forma de presentear os clientes com o programa Indique um amigo.

Como cancelar a conta na Payoneer?

Para cancelar a conta, é necessário fazer login na plataforma e solicitar o cancelamento, confirmando algumas informações como nome, endereço, data de nascimento e os 4 últimos dígitos do cartão Payoneer.

Também pode ser necessário apresentar alguns documentos para verificar a conta, como RG, passaporte ou CNH. Para excluir sua conta, antes, será necessário sacar todo o saldo.

Onde posso sacar com o Payoneer?

Com o cartão pré-pago Payoneer é possível realizar saques em caixas eletrônicos 24h ou nos caixas eletrônicos e agências do banco Bradesco e Itaú.

Para quem não possui cartão pré-pago, o saque do saldo na conta do Payoneer é feito pela   plataforma, com o cadastro de uma conta corrente utilizada no Brasil.

O saldo, após solicitado, tem o prazo de 2 a 5 dias úteis para cair na conta. Só é possível realizar a solicitação de saque para uma conta no nome do cliente cadastrado na plataforma.

Também é importante estar atento para as tarifas cobradas para movimentar o dinheiro de acordo com o banco.

Essa recompensa está disponível para todos os usuários com saldo em dólares americanos (com exceção aos usuários na Turquia). A cada indicação sua que começa a usar a plataforma ocorre a bonificação de 25 dólares para você e o seu amigo.

No entanto, os valores podem variar de acordo com os Termos e Condições de cada nacionalidade.

Mas, será que o Payoneer é realmente seguro?

Pode-se dizer que, de certa forma, o Payoneer é seguro sim, pelo menos é uma plataforma que aspira confiança e credibilidade, principalmente pelos seus longos anos de atuação.

Entretanto, o Payoneer não deixa claro em seu site sobre sua relação com o Brasil. A plataforma afirma que é regulada globalmente, mas cita apenas os EUA, Europa, Hong Kong, Japão, Austrália e Índia. O Brasil, no entanto, não aparece em sua lista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Copyright © All rights reserved. | Newsphere by AF themes.